quarta-feira, 9 de junho de 2010

Medidas Preventivas

Transmissão em corrente contínua:
Nas últimas décadas mostrou-se a possibilidade de uso de corrente contínua em alta tensão (CCAT) para a transmissão de grandes blocos de energia. A conversão entre corrente alternada e corrente contínua é realizada através de rectificados utilizando tiristores (é o nome genérico dado àqueles componentes compostos por quatro camadas semicondutoras) de alta tensão.
O uso do CCAT promove muitas vantagens, tais como trocar os sistemas e a economia de cabos, por estruturas mais leves.
A transmissão em corrente contínua pode ser realizada de forma unipolar (um condutor, com retorno pelo terra) ou bipolar (dois condutores, de polaridades positiva e negativa).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%A3o_de_energia_el%C3%A9trica#Prote.C3.A7.C3.A3o, consultado a 08-06-2010).

Linhas de transmissão subterrâneas:
Uma solução para os grandes centros urbanos é o uso de linhas subterrâneas. A principal dificuldade é no isolamento e blindagem dos condutores, de forma a acomodarem-se em espaços reduzidos, ao contrário das linhas aéreas que utilizam cabos nus, utilizando-se do ar como isolante natural.
O uso de condutores isolados também dificulta a dissipação de calor, reduzindo consideravelmente a temperatura da linha.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%A3o_de_energia_el%C3%A9trica#Prote.C3.A7.C3.A3o, consultado a 08-06-2010).

Linhas de transmissão submarinas:
A travessia de rios e canais por linhas aéreas procura um projecto especial, por haver quase sempre a necessidade de transpor um vão muito grande. Neste caso, a catenária (é um fio pesado flexível, inextensível e homogéneo, suspenso pelos seus extremos a dois pontos fixos) formada pelos cabos será imensa, necessitando do uso de cabos com liga especial e torres gigantescas.
O uso de linhas submarinas evita o uso destas estruturas, reduzindo a poluição visual e evitando problemas em locais com travessias de navios. A linha submarina tem a limitação de possuir uma grande capacidade de armazenamento eléctrica, reduzindo o seu alcance prático para aplicações em corrente alternada, facto no qual é preferível o uso de linhas em corrente contínua.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%A3o_de_energia_el%C3%A9trica#Prote.C3.A7.C3.A3o, consultado a 08-06-2010).

As populações podem-se proteger, não constuindo casas em zonas onde exista alta tensão, não colocando também os seus filhos, em creches ou jardins-de-infância onde exista este tipo de problema.
(http://www.deco.proteste.pt/electricidade/as-linhas-de-alta-tensao-sao-prejudiciais-a-saude-s377191.htm, consultado a 09-06-2010)

2 comentários:

  1. Boa tarde

    O nosso grupo considera que este é mais um dos problemas e questões criadas devido ao desenvolvimento dos métodos tecnólogicos implicados devido à evolução do Homem.
    Acreditamos que por vezes, é necessário prejudicar em parte o planeta pois, por outro lado a tecnologia inovadora desenvolve novas técnicas ao nível de toda a ciência, o que pode resolver várias questões ao nível da saúde humana.
    Posto isto, acreditamos que a evolução não deve ser travada, embora esta possa ser feita de forma sustentável, prejudicando o menos possível o ambiente e, adoptando medidas minimizadoras dos riscos.

    Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

    ResponderEliminar
  2. Olá caras colegas
    O nosso grupo achou bastante pertinente, falarem das medidas preventivas existentes em relação à poluição eléctrica.
    Relativamente a estas, concordamos que as populações não devem habitar em locais próximos de centros de alta tensão, contudo, se é perigoso viver perto de cabos de alta tensão porque não utilizam outro meio de produção de energia?
    Sabemos que a energia eléctrica se caracteriza como o processo de transporte de energia entre dois pontos. Este transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, que funcionam com a corrente eléctrica.
    Como verificamos no vosso post, existem vários tipos de transmissão de energia. Mas como estamos a falar em altas tensões, achamos que a linhas de transmissão subterrâneas e marítimas são as mais benéficas, que apesar de serem de difícil acesso, são as que preservam mais a saúde das populações.
    Ao verificarmos também a protecção das redes de transmissão, considerámos que estas duas linhas não requerem tanto cuidado em termos de preservação, pois não se encontram tão expostas a sobretensões devido a descargas atmosféricas ou manobras, ventanias, furacões, geadas (ou outras condições climáticas extremas), poluição ou ate mesmo vandalismo.

    ResponderEliminar